miércoles, 24 de octubre de 2007

Erasmus Workshop (André e Luís @ Barcelona)

Oi!
Não somos de Erasmus. Mas como passamos 4 dias a viver como tal achamos que tínhamos direito de por aqui 1 post!
Aproveitamos a semana da engenharia para conhecer e visitar Barcelona e para nos receber esperavam-nos o Zé e a Kikas que nos trataram como 2 bebés. Deram-nos de comer, fizeram-nos as camas, guiavam-nos pela cidade e ainda nos deram MUITO de beber! Por isso o livro de reclamações não foi utilizado!
Resumindo de forma cronológica:

Quinta Feira (chegada)
Depois de uma rápida viagem de avião animada por muita festa por parte dos brasileiros de mobile e por comentários do Luís acerca das hospedeiras matarruanas (percebemos tarde de mais que eram portuguesas), chegamos a Barcelona à noite, ficamos um pouco desorientados pelos quarteirões quadrados da cidade (quem está habituado ao caos do Porto estranha a simetria) mas lá conseguimos chegar a "Uma" Praça de Espanha. Aí, para nos salvar, chegaram o Zé e a Kikas que, fruto das saudades e do grau de alcoolemia, nos receberam com 1 longo abraço. Nessa noite, depois de uns hamburgesas para restabelecer as forças ainda fomos passear pelas Ramblas onde nos apresentaram mais alguns portugueses que estavam tão felizes como eles.... Chegados a casa distribuímos os presentes que levamos de Portugal, para o Zé A Bola com destaque para os golos de Makukula e para a Kikas a Tv Guia que tinha como destaque "A mulher que domina o Zé" e aindaaaa um saco de castanhas para o magusto. Depois desmaiamos de cansaço.

Sexta feira (visita)
Acordamos tarde e depois de almoçar fomos visitar a cidade, aí apercebemo-nos como o sistema de transporte era bom (tirando a parte da ventilação, mas o Luís já decidiu encarregar-se de melhorar isso), vimos as várias casas do Gaudi, o parque Guell, a Sagrada Família.... À noite fomos a um barzito no qual o barman tinha 1mas coreografias muito engraçadas a servir os copos, com fogo (como é que se diz ASAE em catalão) ou com copos a cair. Portanto para vê-las de perto decidimos beber bastantes chupitos. Depois fomos a uma disco onde houve mais uma rodada. Resultado: a língua oficial do André passou a ser o castelhano e o Luís ficou tão mal do estômago que já não dormiu nesse dia.
Sábado (Vic)

Fomos a Vic que fica a hora e meia de Barcelona logo de manhã. Desta vez só com o Zé porque a Kikas estava com trabalhos. A visita foi guiada em catalão e deu para perceber bem, o que foi estranho porque em resultado da noite anterior estávamos a funcionar a passo de caracol. Conhecemos o Gregor, um esloveno que andou sempre connosco muito falador e muito deprimido por estar em Espanha e não saber falar espanhol (nem os espanhóis inglês) e não conseguia comunicar com eles. Ofereceu-nos estadia em Maribor por isso ganhamos o dia. À noite tínhamos mexilhão à espera em casa e mais tarde uma paelha em casa duns italianos. Valeram os mexilhões porque a paelha podia estar melhor. mas a hospitalidade italiana compensou.

Domingo (visita)

Visitamos a cidade pela 1ª vez sozinhos e conscientes do local por onde íamos passando já que os guias ficaram em casa a trabalhar. Andamos quilómetros pela cidade velha, bairro gótico, marina e museus foi um dia turístico bem aproveitado. À noite fomos conhecer o Raval.

Segunda(fim)

Visitamos o Montjuïc aonde está o estádio olímpico e demos um salto ao mediterrâneo para ver o mar. Sentimos falta da nortada e podemos confirmar que a agua estava bem quentinha... principalmente quando uma onda apanhou o André desprevenido e lhe molhou as sapatilhas...Pela tarde despedimo-nos da cidade e rumamos de volta ao nosso porto.

Prognósticos (sim, porque agora já acabou o jogo):
Barcelona é uma cidade com muito para ver e muito para viver. A segurança, limpeza e organização que se vê nas ruas parece estranha para quem vive numa cidade muito mais pequena e com muito mais problemas... Disseram-nos que a comida era má mas nós não podemos confirmar porque fomos muito bem alimentados pelos nossos anfitriões.

Um Grande Abraço para o Zé e a Kikas que nos receberam tão, tão bem.