domingo, 18 de noviembre de 2007

Pinacoteca
Avenida Paulista
MASP

Estive em São Paulo no ultimo fim de semana prolongado… A "selva de pedra" como é conhecida mostrou-se imponente. Senti-me pequena no meio de tudo aquilo. Não tem a beleza natural do Rio de Janeiro mas é magnifica à sua maneira. Deixei-me perder no meio de tantos arranha céus com mais 3 lisboetas que me acompanharam sempre e mais 45 estudantes de arquitectura e urbanismo. O propósito da viagem? A bienal de arquitectura. Porém este objectivo ficou para segundo plano quando chegamos finalmente à “selva de pedra” após 8 horas de ônibus com peripécias inesquecíveis de um motorista sempre mal humurado e 2 pneus furados. Lá chegamos e procuramos hotel. Um quarto triplo com uma vista fabulosa no 18º andar por pouco mais de 10 euros por pessoa pareceu-nos uma óptima escolha. Quisemos logo conhecer tudo, mesmo debaixo de uma chuva que insistia em não nos largar e uns 14 graus que nada condizem com uma Primavera Brasileira. 1ª paragem: A magnifica estação da luz. Imponente será a palavra mais adequada para a descrever. A seguir fomos ao museu da língua portuguesa onde rimos às gargalhadas com a falta de conhecimento que os brasileiros têm sobre o Portugês de Portugal. As traduções brasileirês-português eram hilariantes de tão ridículas. Todos acham que o português diz “ora pois pois” por tudo e por nada. De seguida,Pinacoteca: Um museu cheio de esculturas dignas de serem apreciadas. A chuva aliviou e fomos de “metrô” até à magestosa avenida paulista.”Caraca é grande pá cacete” afirmou um carioca que ia connosco. E ele tinha razão. Uma verdadeira agitação; mesmo sendo feriado. Aí visitamos o MASP (Museu de arte de s.paulo) uma obra de engenharia civil (e pronto arquitectura também) a salientar dado que fica assente em apenas 4 colunas. À noite um jantar na Villa Madalena, um local de encontro para beber um copo muito badalado na cidade. O cansaço falou mais alto e não saímos para a “balada”. Dia seguinte:
Fartamo nos de andar a pé.. .3 alfacinhas e uma tripeira decidiram dar corda aos sapatos e deixarem se envolver pela centro da cidade paulista. Circolo Italiano, 42 andares, um dos mais altos edifícios do Brasil e com uma vista indiscritível do que é fazer Betão armado na vertical. Avenida Ipiranga , Edifício Copan, 1400 apartamentos. Obra do “Nini”, gíria que ganhei dos meus amigos brasileiros para Óscar Niemeyer. A estética do edifício é marcada pela forma curva, seguindo o perímetro irregular do terreno.
Andamos mais um pouco.

Catedral da sé. Monumental… até entrarmos percorremos um corredor de palmeiras. Não sou católica praticante mas há Igrejas que mexem comigo e me fazem sentir bem lá dentro. Esta foi um exemplo disso.
Teatro Municipal- Muito semelhante ao do Rio de Janeiro porém o ambiente que o circunda é bem diferente. Situado na praça Ramos, mesmo junto À universidade Mckensy e À prefeitura!

Como a fome já apertava dirigimo nos ao bairro da Liberdade, uma zona de japoneses. Experimentei pela 1ª vez a cozinha nipónica. Indiferente. Come-se. Não detestei mas também não adorei.

Já eram 17 horas e ainda não tínhamos visto nada da bienal.. A correr la apanhamos um onibus e fomos vistar o MAM (museu de arte moderna) no parque ibirapuera onde ficava a exposição que nos tinha levado a são Paulo.

Dado que tínhamos de voltar ao rio para ter pela frente mais de 6 horas de viagem de onibus só pudemos ficar 3 horas a ver a Bienal de arquitectura. 3 horas que voaram que nem 5 minutos pois era em preciso 1 dia inteiro para apreciar tudo aquilo que o MAM nos oferecia. Maquetes, posters, explicações, até um espacinho reservado para Portugal!

Regressamos ao hotel. Eram horas de jantar e perguntamos por um restaurante "bom e barato".Dois conceitos que estudantes de intercambio procuram sempre. Saíu nos um rodízio de churrasco gaúcho por 3,20 euros. saladas, arroz, batata, farofa, feijão, macarrão, bifes, picanha, frango, lombo, carne de porco são apenas alguns exemplos de um belo repasto que nao foi nada a conselhavel a pessoas que dali a 1 hora se preparavam a fazer 8 horas de autocarro... o facto é que comemos ate cair num restaurante óptimoo e baratissimo!!

Dos dias que mais gostei desde que cá estou.

beijo enorme a todos.

ficam as fotos para a Kikas nao se queixar...ahha

7 comentarios:

Verinha dijo...

Bem.. deliciei-me ao ler os teus escritos...
Descreveste com precisão todos os nossos momentos em S. Paulo, gostei!
Ainda bem que te arrastamos... para a vida do arquitectinho... pode ser esta mais uma forma de unir o norte ao sul do nosso país.

1 Beijo
E.. continua

José Nuno Figueiredo dijo...

Fabi! Explica lá outra vez, o que se faz numa Pinacoteca?!

Beijocas!

Cristina Vilarinho dijo...

Grande descriçao! Acho que já nao preciso de ir a Sao Paulo :) Obrigada pelas fotos!

Rita dijo...

Zé...muito bom o teu comentario, fartei-me de rir sozinha! Mas realmente boa pergunta, Fabi esclacere os teus amigos!!
Beijos Fabi, sempre a curtir e quase de ferias..isso irrta!:P

Fabi dijo...

A Pinacoteca(segundo wikipedia) do Estado de São Paulo é uma instituição cultural brasileira subordinada à Secretaria da Cultura do estado de São Paulo. Sua sede principal encontra-se localizada no Jardim da Luz, na capital paulista.

Um dos mais importantes museus de arte do país, a Pinacoteca do Estado reúne em seu acervo mais de seis mil obras, entre pinturas, esculturas, colagens, desenhos, tapeçarias, porcelanas e louças. A coleção abrange, majoritariamente, a história da pintura brasileira entre os séculos XIX e XX.

Tá?? seus perversos!!!

Anonimo dijo...

é é pinacoteca.. depois quando ca chegares explicas melhor isso a gente! Numa das fotos tavas a voar no chao. bjinho fabi!

José Nuno Figueiredo dijo...

HAHAHAHAHAHAHAHAHA !!!!! LUÍS ÉS GRANDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
"Tavas a voar no chão" YEEEEEEE

Fabi, obrigado por nos elucidares a todos. Estávamos preocupados. :)